A CONNECTA

Quem somos?

O trabalho, as pessoas e os parceiros

A Connecta está em Portugal desde 2006 e divide o seu capital humano por dois sites. Em Lisboa e em Viseu, encontramos equipas jovens, dinâmicas e altamente especializadas que diariamente dão o seu melhor para entregar um serviço de excelência aos nossos parceiros de negócio.

Estas equipas, a trabalhar nas nossas instalações físicas ou em regime de Work-at-Home, estão hoje equipadas com os mais sofisticados e vanguardistas sistemas de segurança que nos permitem entregar um serviço de excelência, altamente rentável e diferenciador no mercado.

Na prestação de serviços em Contact Center, enquanto Mediadores de Seguros (com registo na ASF desde 2010), ou Intermediários de Crédito (sob supervisão do BdP desde 2019), fazemos a diferença na actividade dos nossos parceiros.

As equipas

Edgar Correia

Director Geral

João Paulo Correia

Director de Unidade Negócio

Eliana Figueiredo

Administração & Finanças

Sandra Coelho

Protecção de Dados / Gestão de Processos

Pedro Ventura

Sistemas de Informação

Ana Santos

Comunicação & Novo Negócio

Sónia santos

Recrutamento & Formação

a nossa história

entregamos um serviço de excelência aos nossos parceiros de negócio

2006
Início de actividade em Portugal
2007
Início da actividade de Mediação de Seguros – Avanzia Mediação de Seguros Lda
2011
Expansão para um novo piso em Lisboa com 400m2; Atinge os 200 funcionários
2012
Expansão para mais um novo piso em Lisboa e atinge os 300 funcionários
2015
Criação da Academia de Formação Connecta e integração de uma nova plataforma de gestão de interacções totalmente Omnicanal
2016
Abertura da nova Unidade de Negócio de Viseu; Atinge o marco de 400 funcionários
2018
A unidade de Viseu inaugura novas instalações e triplica a sua dimensão
2021
Fusão de empresas do Grupo, originando a entidade Connecta Avanzia Contact Solutions Lda.
2022
Crescimento e consolidação das operações de Customer Service
2023
Integração de Collections no desenho operacional da empresa

REGIME GERAL DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO

Em cumprimento com o enquadramento legal do Decreto-lei n.º 109-E/2021 de 9 de dezembro, responsável pela criação do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), vem estabelecer o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

Em cumprimento com o artigo 5.º do RGPC, a CONNECTA adoptou o seu Programa de Cumprimento Normativo, reforçando o seu compromisso relativamente à prevenção, detecção e sancionamento dos actos de corrupção e de infrações conexas.

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPR)

Com base no enquadramento legal do DL n.º 109-E/2021, de 9 de Dezembro e em linha com o artigo 6.º do capítulo III do RGPC, no estrito cumprimento do Programa de Cumprimento Normativo (PCN), a CONNECTA adoptou um Plano de Prevenção de Risco de Corrupção e Infracções Conexas (PPR), com o principal objectivo de identificar, analisar e classificar, riscos que possam expor a nossa empresa a possíveis actos de corrupção e infrações conexas, permitindo identificar as respectivas medidas preventivas.

Código de Conduta

Com base no enquadramento legal do DL n.º 109-E/2021, de 9 de Dezembro e em linha com o artigo 7.º do capítulo III do RGPC, o Código de Conduta  da CONNECTA estabelece um conjunto de princípios, valores e regras de actuação de Todos os seus Colaboradores, em matéria de conduta, profissional e pessoal, com o objetivo de sustentar uma cultura ética e de integridade geral.

Todos os Colaboradores da CONNECTA estão sujeitos ao Código de Conduta da empresa, com o entendimento e o compromisso assumido, de que as suas funções, são desempenhadas de acordo com esses mesmos princípios, valores e regras de actuação.

Canal de Denúncia

No enquadramento legal da Lei n.º 93/2021, de 20 de Dezembro, que transpôs para o ordenamento jurídico português a Diretiva (UE) 2019/1937, de 23 de outubro e em linha com o artigo 8.º do capítulo III do RGPC, no seu compromisso com a presente Lei, a CONNECTA tem disponível um Canal de Denúncia Interno, permanentemente disponível e acessível na página: https://www.connecta.pt/canaldenuncia.

Programa de Formação e de Comunicação

Com base no enquadramento legal do DL n.º 109-E/2021, de 9 de Dezembro e em linha com o artigo 9.º do capítulo III do RGPC, a CONNECTA assegura a realização de programas de formação interna a Todos os seus Colaboradores, no âmbito da presente matéria. 

Nomeação do Responsável pelo Programa de Cumprimento Normativo

Com base no enquadramento legal do DL n.º 109-E/2021, de 9 de Dezembro e em linha com o artigo 5.º do capítulo III do RGPC, a Connecta nomeou a 14 de fevereiro de 2025, Edgar Correia, como o responsável pelo programa de cumprimento normativo implementado.

 SUSTENTABILIDADE

A Connecta respeita de modo pleno os valores da pessoa humana e da sua dignidade, a preservação do património e do ambiente, com base no princípio da sustentabilidade, dedicando adequada atenção aos temas da responsabilidade social das empresas, da cidadania empresarial, da inovação, da valorização e aperfeiçoamento das pessoas e dos conhecimentos técnicos.

Temos consciência da necessidade de minimizar o impacto ambiental, estando, por isso, empenhados em seguir o conceito da ecoeficiência e da sustentabilidade em todas as práticas da nossa empresa.

Alcance global, impacto local

Alcance global, impacto local

A responsabilidade para com as “nossas” pessoas, a comunidade onde nos inserimos e o ambiente que nos envolve é algo que faz parte do nosso ADN, especialmente quando as acções impactam directamente a vida de colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio, clientes e comunidade mais próxima. O alcance da nossa actividade é, cada vez mais global, o que exige a capacidade de acrescentar valor não apenas ao cliente final como a toda a cadeia de valor e relação.

Procuramos que todos possam ser elementos diferenciadores e que contribuam para a nossa visão colectiva de responsabilidade social. O nosso Código de Conduta espelha exactamente esses princípios e valores. Procuramos que todos os colaboradores cumpram os padrões que se propõe alcançar, incentivando à assunção da figura de “embaixador” da marca, da mesma forma que procuramos que os nossos fornecedores cumpram os mesmos padrões que esperamos de nós mesmos. É nosso objectivo homogeneizar toda a cadeia de valor, assente em premissas, comportamentos e acções em linha com os nossos princípios e valores.

Diversidade, Equidade e inclusão (medidas DEI)

Diversidade, Equidade e inclusão (medidas DEI)

A saúde organizacional está cada vez mais dependente da incorporação de medidas “DEI”, transversais a todo o negócio.

Acelerado por apelos globais por justiça racial e equidade, o foco organizacional na diversidade, equidade e inclusão (DEI) evoluiu de um bónus para um imperativo empresarial. Consumidores, investidores, comunidades e talentos estão agora à procura de empresas que estejam a investir em medidas de sustentabilidade social, com a inclusão de medidas DEI no seu centro.

Quando se trabalha proactivamente para promover a igualdade, a melhoria nos resultados tende a aparecer e a experiência dos colaboradores torna-se mais apelativa. As organizações estão mais conscientes da necessidade de atrair e reter talento, e as pessoas mais empenhadas e motivadas para aumentar a produtividade e o desempenho. Quando a força de trabalho inclui pessoas de diferentes origens, incentivadas a apresentar novas ideias, a inovação acontece. 

À medida que nos esforçamos por causar impacto positivo, acreditamos no poder de alargar a mudança de dentro para fora, contribuindo para uma sociedade mais aberta e inclusiva.

Acreditamos que a diversidade desempenhe um papel crucial no sucesso do negócio, e é para isso que trabalhamos diariamente, promovendo a diversidade e inclusão através de uma rede de embaixadores.

Bem-estar e resiliência

Bem-estar e resiliência

Assumimos a responsabilidade, junto dos nossos colaboradores, de potenciar o seu bem-estar e resiliência, oferecendo um ambiente propício à criação de um sentimento de pertença, onde todos se sentem confortáveis e parte de um bem maior.

A sustentabilidade da organização

A sustentabilidade da organização

Assumir responsabilidades é um princípio fundamental da cultura empresarial empreendedora da Connecta, seja para com os colaboradores, para os clientes, para os parceiros de negócio, para a sociedade, ou ambiente.

A nossa estratégia empresarial incorpora os princípios intrínsecos da sustentabilidade, combinando-os com o cumprimento dos objectivos comerciais, as preocupações sociais e ambientais dentro e fora do negócio.

Meio Ambiente e comunidades locais

Meio Ambiente e comunidades locais

Todas as empresas têm impacto no ambiente, por isso é importante conservar os recursos naturais através de iniciativas locais, como a reciclagem e a utilização de fontes de energia renováveis.

É nosso entendimento que devemos assumir uma responsabilidade para com as comunidades locais onde operamos e para com a sociedade em geral – quer seja através do envolvimento em programas educativos, do apoio a instituições de solidariedade social, entre outros.

A Connecta orgulha-se do seu histórico de contribuições/participações na comunidade, nomeadamente através de inúmeras acções de cariz social.

Acreditamos que enquanto entidades corporativas empresariais, nos cabe a responsabilidade de agir socialmente, ajudando e contribuindo para causas de fundo, não apenas junto dos nossos colaboradores, mas também na comunidade em geral. O envolvimento e participação de todos é crucial, pelo que a responsabilidade social faz parte da cultura empresarial que queremos promover e transmitir a todos os colaboradores.

Orgulhosos dos nossos princípios e consciência social, acreditamos que a colaboração da sociedade empresarial, pode efectivamente fazer a diferença. Esta está ao alcance de todos.

Cidadania corporativa e preocupação ambiental

Cidadania corporativa e preocupação ambiental

A sustentabilidade financeira, aliada à expansão geográfica da Connecta, com a criação de inúmeros postos de trabalho qualificado, no interior do país, foi simultaneamente geradora de impacto social positivo, e criação de valor na cadeia de influência.

Paralelamente, a preocupação ambiental assume maior destaque. Acreditamos que as empresas devem ter um papel activo no desenvolvimento e implementação de soluções que visem contribuir para a sustentabilidade ambiental, reduzindo assim o impacto negativo da sua actividade.

Esta convicção orienta a nossa actividade diária e é constantemente transmitida aos nossos colaboradores, que são elementos activos nesta aposta da empresa na eficiência e na preservação do ambiente, promovendo a poupança energética.