Cada empresa, marca e organização tem que saber comunicar com o seu público-alvo. Com o aumento da utilização massiva de diversas formas de comunicação online, as empresas têm que se adaptar às novas tecnologias para que possam encontrar e comunicar com o seu público-alvo nesses meios. É crucial para as empresas estarem presentes nessas plataformas online para que possam interagir com os seus clientes. No entanto, não deixam de utilizar as formas convencionais de comunicação, como o telefone, igualmente utilizadas por clientes não utilizadores das novas tecnologias.
Para adaptarem-se aos consumidores cada vez mais exigentes, as empresas devem ampliar as suas formas de contacto passando a utilizar também os canais digitais. O uso massivo de smartphones e computadores pelos consumidores obriga a melhorar o atendimento ao cliente e a sua eficácia através de novas opções da comunicação cliente-empresa.
A omnicanalidade é a forma das empresas estarem omnipresentes para responderem às necessidades dos seus clientes. O consumidor consegue encontrar e comunicar facilmente e eficazmente com a empresa graças ao omnicanal. Por possuírem um largo número de canais à disposição dos consumidores, estes podem escolher com qual canal preferem comunicar.
Quantos mais canais utilizados pelas empresas, tais como telefone, e-mail, webchat, redes sociais e SMS, maior será o atendimento prestado. Desta forma, o cliente terá múltiplas opções de escolha de como contactar com a empresa. Independentemente do canal escolhido pelo cliente, é necessário proporcionar uma experiência igual em qualquer canal utilizado.
Um Contact Center que oferece o serviço omnicanal tem uma infraestrutura tecnológica capaz de criar pontes entre os diferentes meios de comunicação para que a omnicanalidade funcione perfeitamente. A chave para o sucesso baseia-se principalmente na oferta de uma comunicação coerente e consistente em todos os canais de comunicação distintos de uma empresa.