Mall Activation e Field Marketing são tendências cada vez mais comuns relativamente às técnicas de activação de marca. Claramente formas complementares de promoção junto do consumidor.
O que é Mall Activation?
Falamos de estratégias que permitem aos espaços comerciais tirar proveito de novas oportunidades na criação de receita. Muito para além das geradas tradicionalmente pela comercialização feita em loja.
Representam novas formas de obtenção de receita e, simultaneamente, acrescentam valor às marcas. Conferem-lhes visibilidade, oportunidade de crescimento e notoriedade.
Uma marca promovida em contexto de mall activation é claramente uma marca que promove a proximidade com o seu consumidor final, que lhe oferece uma experiência diferenciada e que quer reforçar o seu posicionamento no mercado.
As acções de mall activation assumem vários formatos, nomeadamente com presença em shop spots, stands, exposições, distribuição de amostras, expo mall, entre outros.
Nada melhor que permitir que o público tenha uma experiência directa e em primeira mão com a sua marca.
Porquê? Os nossos 5 sentidos estão em permanente utilização. Se não gostamos de um cheiro, franzimos a testa. Se o toque é áspero, recuamos. Os sentidos levam-nos para onde existem mais benefícios, para onde o nosso corpo quer estar.
Este método de contacto directo tem crescido nos últimos tempos, revelando-se uma poderosa influência na mente dos consumidores.
Hoje em dia, a activação de uma marca é um desafio. Os meios de publicidade já não provocam o mesmo efeito que provocavam. O consumidor actual é muito mais evoluído, informado, selectivo e defensivo. Já criou as suas próprias barreiras para filtrar a informação que interessa. E as barreiras são cada vez mais fortes.
Field Marketing – o que é?
Field Marketing corresponde ao “marketing de campo”. Na prática, pode dizer-se que é responsável pelas estratégias e acções no ambiente de compra, funcionando como um verdadeiro suporte ao trabalho de vendas e merchandising.
Entre as principais acções do Field Marketing estão o desenvolvimento e a monitorização de actividades de marketing relacionadas com o ponto de venda. A ideia central é ter um contacto directo com o consumidor, por isso, na maioria das vezes, estas acções são realizadas por promotores de vendas.
O marketing de campo envolve trabalho directo no ponto de venda, promovendo a interacção com os clientes. Como tal, compreende todas as actividades de marketing que envolvem contacto face to face com o consumidor.
Para algumas empresas, como é o caso da Connecta, inclui a coordenação de grandes equipas de vendas que se encontram com os clientes pessoalmente, enquanto outras executam promoções de rua, por exemplo.
Por todos estes desafios, o desenvolvimento de campanhas de Field Marketing depende, em grande medida, da formação das equipas.
Profissionais envolvidos não devem apenas comunicar de forma eficaz e persuasiva, mas devem também ser capazes de avaliar o interesse do consumidor na comunicação.
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