Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes voluntariamente. Diferente do Outbound, o Inbound Marketing baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, usando estratégias como Marketing de Conteúdo e Automação de Marketing.
À semelhança do Inbound em Contact Center, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário – ou seja, são realizadas acções com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atracção, é feito todo um trabalho de relacionamento com o utilizador.
Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa, transformar a sua empresa numa referência em determinado assunto e influenciar na decisão de compra.
O motivo para a afirmação acima é que todas as acções de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exactamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics. (Conheça as nossas soluções digitais – AQUI)
Com isto, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível desenvolver e optimizar campanhas específicas, no Contact Center, atingindo um melhor ROI (retorno sobre investimento).
AS ETAPAS DO INBOUND MARKETING
A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
ATRAIR
Na fase da atracção, a marca procura chamar a atenção do consumidor. Geralmente as marcas optam por estratégias:
- Blog
- SEO
- Links Patrocinados
- Redes Sociais
CONVERTER
A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: O visitante precisa transformar-se em Lead para poder avançar no processo de compra.
As grandes marcam optam por trabalhar com diversas agências e inclusive, com o seu departamento de Marketing interno, para a criação da chamada “oferta”.
- Criação da oferta
- Landing Page
Pode trabalhar com uma agência que capte as suas Leads e encaminhá-la para o Contact Center, como pode procurar um serviço integrado connosco. (Conheça as nossas soluções digitais – AQUI)
RELACIONAR
Como parte dos departamentos de Marketing sabem, nem todas as leads estão no momento de realizar uma compra. Na maioria das vezes é necessário olhar para a jornada de compra. Todas elas devem ser respeitadas até que o prospect seja considerado como apto para o contacto. A nova política de Protecção de Dados Pessoais (RGPD – que entra em vigor este ano), obriga-nos inclusive a rever as políticas de contacto. – Saber mais AQUI
- Automação de Marketing
- Lead Nurturing
- E-Mail Marketing
VENDER
Todo o trabalho de angariar a Lead, produzir conteúdo, e procurar oportunidade para fechar o contacto é moroso. Transporta um custo à organização que apesar de estar a um passo de fechar a venda – ainda não a fechou. As empresas batem-se a partir dai com um desafio organizacional que além de estar a par do investimento na Lead, necessita reaver e concretizar os seus objectivos. O Contact Center revelou-se e continua a revelar-se como um canal vantajoso e rentável no momento do fecho da venda.
COMO?
- Integração total com a sua tecnologia interna (CRM etc)
- Formação especializada de equipas no domínio das vendas
- Sistema operacional que permite gerir, contactar e organizar toda a informação e o estado da Lead.
Contribuímos na definição das estratégias dos nossos Parceiros, ajudando a optimizar todo o fluxo de gestão e conversão de Leads. O modelo completo para aumentar a produtividade do seu negócio.