O Sector dos Contact Centers em Portugal
Tanto se fala no sector, gerando tantas dúvidas e curiosidades que finalmente estão disponíveis números que nos ajudam a perceber melhor que realidade é esta tão presente na nossa sociedade e que impactos têm no mercado de trabalho nacional.
A Associação Nacional de Contact Centers (APCC) divulgou recentemente um estudo especializado que ajuda a perceber qual o impacto e envolvência que os Contact Centers detêm na nossa economia.
Infelizmente, nem sempre as opiniões acerca do tema reúnem os melhores elogios (trabalho precário, mal remunerado, baixas qualificações, entre outras) mas a realidade é que estamos a falar, cada vez mais, de um sector de trabalho especializado, dedicado, que movimenta milhões de euros e que, em muitas situações, representa já uma perspectiva de carreira.
Serviços como o apoio ao cliente nas mais variadíssimas áreas de actuação, como por exemplo, ramo automóvel, bens alimentares através da rede de venda online, apoio técnico e de suporte, serviços de saúde…. Entre tantos outros são, hoje em dia, serviços levados a cabo por prestadores de serviços, altamente especializados que têm um ponto em comum: um Contact Center, dotado da mais especializada tecnologia, com profissionais especializados e dedicados, capazes de responder ao cliente, seja qual for a sua necessidade/exigência.
De acordo com este estudo, em Portugal, são já mais de 81.615 os profissionais que desempenham estas funções e que abraçam o desafio constante do cliente, cada vez mais esclarecido e exigente, numa era de verdadeira omnicalidade. Mais de 65.000 são os postos de atendimento em território nacional, com maior presença em Lisboa e Porto.
É, sem dúvida, um sector em franca expansão que, de acordo com os últimos dados divulgados, geram mais de 1000M€ de volume de negócio anual.
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