O E-commerce e a Pandemia
Apesar de já se tratar de um fenómeno com tendência crescente, o contexto pandémico veio potenciar o aumento exponencial do e-commerce.
Em 2020, o seu ritmo de crescimento triplicou nos mercados europeus. Com ele, a transformação omnicanal acelerou, em média, 2 a 3 anos. Com o encerramento dos espaços físicos, fruto do confinamento, as vendas deixaram de acontecer através dos canais tradicionais e as marcas tiveram de se reinventar para conseguir chegar aos seus consumidores.
Estudos indicam que, a manter-se esta tendência, em 2030 o e-commerce possa vir a representar cerca de 30% do total de vendas.
Novos desafios
Este fenómeno trará mais desafios ao sector dos Contact Centers, numa perspectiva de maior suporte, apoio e acompanhamento da jornada do cliente no processo de compra. Cada vez mais exigentes, os clientes pretendem obter uma experiência que supere as suas expectativas. O acompanhamento ao longo de todo o processo de compra assume maior relevância. Fazê-lo em in real time é determinante. É neste momento que o papel do sector se eleva.
O comércio online assume cada vez maior relevância. O consumidor encara-o como a sua escolha no momento de decisão. Ao mesmo tempo que a confiança no processo aumenta (com melhores níveis de serviço e melhorias nos sistemas de pagamento), as marcas apostam cada vez mais na qualidade e funções adicionais disponibilizadas aos consumidores para que estes tenham uma experiência cada vez melhor.
A evolução tecnológica é também um factor determinante em todo este processo, tornando as transacções mais céleres, simples e eficazes.
Novas oportunidades de negócio emergem. Novos horizontes se vislumbram. Cabe-nos a nós criar as condições ideais para dar resposta às exigências do mercado e dos consumidores. Com sistemas cada vez mais robustos, equipas altamente focadas e especializadas acreditamos que o sector do Contact Center tenderá a percorrer um caminho cada vez mais sustentado, necessário e gerador de enorme riqueza no panorama económico nacional.
Consulte mais conteúdo sobre o tema em: https://www.connecta.pt/2021/04/28/tendencias-emergentes-pos-pandemia/