A quantidade de dados captada diariamente é, sem dúvida, crescente e com tendência para se tornar cada vez mais diversificada, tal é o avanço do digital nos nossos dias.
No entanto, estarão as empresas capacitadas e preparadas para os tratar convenientemente e da forma mais eficiente possível? Esse é, sem dúvida, um dos desafios supremos que hoje se coloca às empresas na sua generalidade mas com maior enfoque naquelas que diariamente tratam dados e deles fazem a sua base de trabalho.
Com clientes cada vez mais informados e diversificados na sua forma de contacto, é fundamental estar preparado para acompanhar este comportamento. Falamos não apenas da recolha dos dados como do seu tratamento e compilação numa só ferramenta de forma a poder ser estudado o perfil do cliente.
Quanto mais informação for recolhida e devidamente tratada melhor será o serviço a prestar e melhor será a experiência a proporcionar ao cliente.
Quanto maior for a capacidade de antecipação de comportamentos e proactividade em oferecer aquilo que realmente o cliente valorizara, maior será o grau de fidelização obtido e este sim será o factor determinante no desenvolvimento de qualquer negócio/venda/promoção.
A oferta de mercado está cada vez mais alinhada e uniforme e, portanto, o factor diferenciador estará, com certeza, na capacidade de antecipar gostos, tendências e necessidades do cliente.
As empresas que melhor analisarem os dados dos seus clientes, antecipando necessidades e preferências de consumo serão as que, certamente, estarão na linha da frente na hora da escolha.
A sua empresa já deu os primeiros passos neste sentido?
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