Já ouviu falar em Future Proof?
A actual sociedade organizacional não se define pela mudança mas sim pela velocidade a que a mesma ocorre e os desafios que imprime. O que terá isto que ver com o conceito de Future Proof?
Curioso, ou talvez não, é que encontramos na Arquitectura um termo que nos ajuda a entender o que se passa e que tão bem se aplica ao contexto organizacional. Através deste conceito, conseguimos entender a forma como as organizações são capazes, ou não, de se adaptarem constantemente a contextos adversos, encontrando um caminho de progresso e inovação.
Efectivamente, assim é. Em Arquitectura, Future Proofing é o processo que consiste em antecipar eventos futuros que exponham os edifícios a mudanças, choques e stress, desenvolvendo planos para lidar com os seus efeitos, de forma a minimizar os impactos.
Como é que poderemos transportar este conceito para o mundo do trabalho e das organizações? Não será complexo. Uma organização Future Proof é capaz de antecipar necessidades futuras, preparando-se para elas através do planeamento estratégico, inovador e proactivo.
Uma organização Future Proof é aquela que desenvolve soluções capazes de minimizar os impactos da mudança, tornando-se mais rentável, eficaz, dinâmica e inovadora.
E a sua organização?
Será uma organização Future Proof? Tem um plano para o impacto da transformação digital que se avizinha? Tem equipas aptas para colaborar entre si em função de projectos específicos? Pessoas preparadas para dar a melhor resposta ao cliente cada vez mais exigente?…
Temos consciência de que não se tratam de respostas fáceis mas no Grupo Connecta poderá encontrar as respostas mais adequadas.